Segurança e Saúde Laboral

A segurança dos trabalhadores perante o risco laborar

Higiene Industrial

HIGINEINDUSTRIALA Higiene Industrial pode ser definida como o conjunto de técnicas que estuda o meio ambiente físico, químico o biológico do trabalho para prevenir o desenvolvimento de doenças profissionais.

São inúmeros os estudos que demonstram a relação causa- efeito que existe entre certos trabalhos e o desenvolvimento de determinadas doenças. A maioria destas doenças não apresenta sintomas evidentes senão ao fim de muito tempo, inclusive anos. Por isto, é fundamental abordar o problema de numa perpectiva de prevenção, já que é a única forma de conseguir um estado ótimo do trabalhador até ao final da sua vida laboral.

Evidentemente, nem todos os trabalhos tem risco de ponto de vista higiénico. Dependerá da existência de contaminantes no local de trabalho. Os fatores a considerar nesta situação são os seguintes:
A concentração do agente contaminante no ambiente de trabalho, e se essa concentração se mantém abaixo e determinados valores, o risco estará controlado.
O tempo de exposição: mais tempo, mais risco. As características pessoais de cada individuo: o contaminante não atua da mesma forma em todos os trabalhadores, podem existir pessoas mais sensíveis a determinadas substâncias. A presença de vários contaminantes por sua vez, incrementa o risco.
Dispomos de meios técnicos e humanos para a determinação de agentes físicos, químicos e biológicos.

Realizamos:

  • Análises de condições térmicas e stress térmico.
  • Determinação da exposição a radiações ionizantes e não ionizantes.
  • Estudos de qualidade do ar interior.
  • Estudos e medições de iluminação.
  • Estudos e medições de ruído e vibrações.
  • Gestão da higiene na empresa.
  • Avaliação da exposição a agentes químicos (medições de vapores orgânicos, poeiras totais, sílica etc.).
  • Avaliação da exposição a agentes biológicos

 

Descarregue a apresentação com os nossos serviços de Segurança Laboral

Segurança Laboral