A EISP Qualidade realiza medições de caraterização, bem como a verificação dos níveis e padrões de qualidade para todos os tipos de redes.
DIREÇÃO FACULTATIVA
Direção de Obra e Coordenação de Segurança e Saúde para implantações em sites de telefone móvel (nova implantação) assim como planta interna e externa:
- Assistência à reformulação (proposta de soluções relativamente a detalhes estruturais, conexão elétrica, obras de acondicionamento do site)
- Cumprimento de especificações/legislação de aplicação.
- Revisão do projeto executivo.
- Visitas técnicas para a verificação da execução da obra conforme o estabelecido no projeto executivo. Proposta de inclusão de anexos ao projeto original.
- Proposta de soluções alternativas como resposta a incidências/desvios frente ao implantado.
- Geração da documentação pertinente.
- Supervisão de Documentação AS BUILT.
- Supervisão e Aprovação de Plano de Segurança e Saúde.
- Organização da coordenação de atividades empresariais previstas na Lei n.º 03/2014 de Prevenção de Riscos Laborais.
- Visitas a obra, analise do cumprimento do PSS e as acreditações das empresas, pessoal e máquinas colocadas em obra.
- Elaboração de registos de visitas a obras, escritos no livro de incidências e elaboração de relatórios de obra.
MEDIDAS DE EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
Relatórios de níveis de exposição a campos eletromagnéticos:
- Registo de medidas de exposição a campos eletromagnéticos.
- Verificação do cumprimento de legislação:
- Entorno público
- Entrono ocupacional: Diretiva 2013/35/UE do Parlamento Europeu
- Elaboração de documentação.
Procura de interferências:
- Análise espectral na envolvente da estação.
- Identificação da fonte de interferência e caraterização do seu comportamento espetral.
- Localização física da fonte interferente.
Medidas e Análise de Intermodulação Passiva (PIM):
- Solicitações de corte de serviço em setores afetados.
- Realização de medições PIM em toda a extensão de RF.
- Análise e deteção de elementos que provocam fontes de PIM.
- Correção de elementos da extensão RF que provocam PIM.
ESTUDOS E CERTIFICAÇÕES RADIOELÉTRICAS
- Registo de níveis de intensidade de campo eletromagnético conforme a Portaria n.º 1421/2004, de 23 de Novembro.
- Verificação de dados radioelétricos de estações.
- Cálculo de volumes de proteção e níveis estimados.
- Realização de projetos de estações.
- Elaboração de documentação em formatos requeridos por MINETUR.
CARACTERIZAÇÃO DO ESPECTRO RADIOELÉTRICO
- Análise espetral para todas as bandas de frequências.
- Deteção de sinais em cada banda analisada.
- Identificação de frequências, largura de banda e potência para os sinais existentes.
VERIFICAÇÃO DE COBERTURAS (DRIVE TEST)
Registo de parâmetros para a avaliação da qualidade da rede ao nível dos nós e cluster para todas as tecnologias e operadores:
- Registador do nível de potência recebido (verificação de RXLEV)
- Verificação da qualidade do sinal vocal (RXQual o C/I) e da velocidade de acesso ao serviço de dados (throughput),
- Avaliação de continuidade em chamadas em roaming (verificação de atribuições)
- Verificação de Handover (Intra Cell Handover, Inter Frecuency Handover…etc)
Benchmarking
- Análise comparativa da prestação de serviços de telefone entre operadores de comunicações.
Medidas prévias-post migrações/Mudanças de LAC
Medidas de reparenting
Medidas pre-swap y post-swap
Ensaios especiais, pilotos e projetos estratégicos:
- Registo de parâmetros e obtenção de vestígios em redes de metro, Mobile World Congress de Barcelona, etc.
Medidas de qualidade Indoor:
- Medidas de qualidade no serviço de telefonia, assim como redes WIFI no interior de edifícios: envolvente hospitalar, centros de ócio, centros comerciais…
Relatórios de processamento
- Processamento de vestígios e análise de resultados
- Plots de área de influência, melhor servidor, RSRP, SNR; Serving Cell, etc.
- Análise de eventos e estatísticas
- Proposta de ações corretivas
FERRAMENTAS DE GESTÃO
Ferramentas de seguimento de defeitos:
- Controlo eficiente da qualidade de obras e/ou instalações mediante o registo e seguimento dos defeitos detetados.
- Catalogação de defeitos.
- Planificação de auditorias e envio de notificações.
- Extração de resultados e estatísticas.
- Elaboração de relatórios de avaliação com base: na importância, projeto, operador, etc.
Ferramentas de gestão de acreditação de trabalhadores e CAE
- Controlo da acreditação de trabalhadores e empresas no que concerne a PRL.
- Geração de consultas e extração de listagens.
- Envio de notificações de aviso de caducidade de documentação.
- Controlo de documentação para assegurar a rastreabilidade.
Ferramentas de controlo de qualificação do pessoal e formação:
- Seguimento da formação do pessoal por atividades e projetos.
- Avaliação e valorização de conhecimentos.
- Registo e histórico de pontuações obtidas por projeto/área/atividade.
- Programação de cursos de formação e envio de notificações