GESTÃO INTEGRAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO DE REDES
A EISP Qualidade oferece serviços associados na implantação de redes tanto fixas como móveis, desde a definição dos objetivos por parte do cliente até à colocação em serviço, passando por todas as fases: desenho, viabilidade técnica, supervisão de execução e controlo de qualidade, controlo das etapas de progresso, aceitação.
Planificação de extensões:
- Planificação de recursos, meios e coordenação de agentes para o cumprimento de objetivos conforme o plano de extensão estabelecido, seguimento de marcações/marcos.
Gestão de Licenças e autorizações:
- Negociações com proprietários, representantes municipais e autónomos.
- Elaboração e apresentação da documentação necessária.
- Gestão administrativa do pagamento de taxas.
- Seguimento de trâmites perante as diferentes administrações públicas, locais e autonómicas.
- Gestão de todos os expedientes administrativos (disciplina urbanística, procedimentos sancionatórios, etc…).
Controlo de qualidade (Engenharia, BQA e documental):
- Identificação, seguimento e resolução de falhas tanto a nível de desenho, implementação e entrega (documental e telemática).
- Seguimento e avaliação de contratos e trabalhadores mediante a realização de visitas para verificação da qualidade da execução dos trabalhos em determinadas marcações significativas da obra ou instalação.
- Seguimento de todos os requisitos em matéria de Prevenção de Riscos Laborais.
Controlo económico:
- Controlo orçamental da extensão, identificação e análise de desvios económicos.
- Suporte na definição de critérios económicos base para a realização dos desenhos e configurações.
- Controlo e seguimento de pedidos, ordens de trabalho, etc.
- Certificação de trabalhos e controlo de faturação.
Aceitação em nome do cliente:
- Conclusão da ata de aceitação.
- Verificação da aplicação de protocolos de ensaios.
- Suporte à aplicação de penalizações.
- Aceitação de comissionamento e proposta de migração para a rede.
ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÓMICA DE EXTENSÃO DE REDE
DUE Diligence:
- Análise de instalações do ponto de vista do estado da infraestrutura e equipamento, legalização, configuração técnica e qualidade, entre outros aspetos.
- Definição de critérios de avaliação, estabelecimento de escalas e avaliação objetiva do estado da instalação ou da infraestrutura.
- Elaboração de relatórios com resultados conclusivos.
Controlo económico:
- Seguimento no cumprimento de acordos que se aplicam a investimentos partilhados entre os diferentes operadores e/ou fornecedores.
- Análise da viabilidade de execução de obras ou instalações com as dotações orçamentais
- Controlo orçamental das propostas de execução com a identificação e análise de desvios económicos.
- Certificação e controlo de faturação.
DESENHO, PLANIFICAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE EXTENSÕES DE REDE
Plano nominal de rede:
- Elaboração da folha de rotinas de extensão anual contendo toda a informação do destino dos nós por zona.
- Revisão e atualização periódica em função da evolução (viabilidade técnica de nós em fase de desenho, partilha, etc.).
Aquisições e licenças:
- Elaboração de planos de implantação.
- Elaboração de SARs, contendo a informação necessária para a avaliação do candidato.
- Documentação de áreas queimadas.
- Procura de candidatos mais apropriados para cobrir a zona objetivo (visual em campo).
Projeto rádio e tx:
- Simulações de cobertura.
- Criação de SARF e documentação associada.
- Projeto TX alto nível (Geração e otimização de topologias de rede, inclusive de novos elementos em topologias existentes).
- Projeto de baixo nível para a solução de Tx para um ponto de acesso Rádio.
- Divisão por clusters e preparação dos inputs de rádio para a realização dereparentings.
Reformulação e definição da solução rádio:
- Proposta da melhor solução rádio, localização, orientação, modelo e altura dos setores de rádio.
- Definição da localização dos equipamentos de rádio e transmissão nos bastidores existentes na localização redefinida e no controlo remoto.
Preparação de dados de Integração Rádio:
- Geração de dados relativos aos parâmetros rádio da estação a integrar.
- Verificação da carga com os parâmetros definidos.
Initial Tuning, monitorização e troubleshooting:
- Definição e monitorização de sites.
- Definição e seguimento de ações corretivas para cumprimentos de KPIs.
- Extração de relatórios diários de reporte para análise ao nível do nó, cluster, BSC, RNC.
- Deteção de incidências e desvios de KPIs.
- Monitorização 48h.
- Troubleshooting.
Drive Test:
- Registo de parâmetros para verificação de cobertura e qualidade da rede para diferentes operadores e tecnologias.
- Definição de procedimentos e sequências.
- Medidas de benchmarking entre operadores.
- Elaboração de relatórios de processamento e análise (estatísticas KPIs, análise de eventos, plots área de influência, melhor servidor, etc.).
Linhas de vista:
- Verificação de LOS entre duas localizações isoladas.
GESTÃO DE LICENÇAS E AUTORIZAÇÃOES PARA EXTENSÕES DE REDE
Negociações com proprietários, representantes municipais e autonómicos.
Elaboração e apresentação dos documentos obrigatórios.
Gestão administrativa do pagamento de taxas.
Seguimento de trâmites perante as diferentes administrações públicas, locais e autonómicas.
Gestão e resolução de requerimentos de correção de deficiências por parte da AP.
Gestão de todos os expedientes administrativos (disciplina urbanística, procedimentos sancionatórios, etc…).
Obtenção de licenças de obra e atividade.
AUDITORIA DE INSTALAÇÕES E OBRA CIVIL PARA EXTENSÕES DE REDE
Supervisão de instalações em sites de telefone móvel (nova implantação e swap) bem como das plantas interna e externa:
- Supervisão do cumprimento da legislação de aplicação e projeto executivo.
- Verificação da instalação conforme as especificações do operador.
- Controlo do uso de elementos homologados.
Elaboração de checklist de auditoria e catalogação de defeitos:
- Definição de itens de verificação conforme as especificações.
- Ponderação da importância das deficiências.
Auditoria ao estado final da instalação e seguimento de defeitos:
Verificação do cumprimento de KPI´s e SLA´s.
Relatórios de avaliação e benchmarking de fornecedores.
Definição de mecanismos de avaliação e aplicação de bonificações/penalizações a fornecedores.
Avaliação e seguimento do nível de qualificação do pessoal técnico.
Formação a fornecedores:
- Indicação das principais Lessons learned.
- Aplicação de procedimentos específicos de trabalho, legislação do operador.
- Indicação do nível de importância dos defeitos.
- Implantação de modelos de auto-aceitação.
Supervisão da atividade de manutenção da rede móvel e fixa:
- Verificação do cumprimento de KPI´s e SLA´s.
- Controlo e seguimento de manutenções preventivas e corretivas realizadas
- Supervisão da qualidade das tarefas de manutenção realizadas