Segurança e Saúde Laboral

A segurança dos trabalhadores perante o risco laborar

Ergonomia e psicossociologia aplicada

ERGONOMIA2Ergonomia:

A ergonomia trata de avaliar mediante diferentes técnicas e diferentes disciplinas, como a medicina, a engenharia, a psicologia, a física e outras, os fatores que podem facilitar o controlo dos riscos no trabalho. Para isto conta-se com estudos importantíssimos para conhecer as medidas do mobiliário a ter em conta para as diferentes alturas corporais segundo o sexo e idade, no caso da ergonometria, por exemplo; e em outros casos, que cores são as que oferecem menor desgaste para a vista dos operadores de equipamentos dotados de visor (informáticos) no caso da física e da medicina.

A avaliação das condições de trabalho em cada caso varia segundo as caraterísticas pessoais e os fatores da envolvente do posto de trabalho; igualmente será necessário avaliar o tipo de tarefa a realizar e a duração da mesma. Por isso, os técnicos competentes avaliam o posto de trabalho e o método de estudo mais apropriado para propor as medidas corretivas oportunas.
A ergonomia centra o seu estudo de acordo com o âmbito em que desenvolve o seu trabalho e assim está especializada em:

  • MICROERGONOMIA: desenho/redesenho de postos de trabalho.
  • MACROERGONOMIA: desenho organizacional completo.

Atendendo temporalmente ao momento de aplicar os seus conhecimentos, encontrar-nos-emos com:

  • ERGONOMIA CORRETIVA: atua sobre postos de trabalho ou organizações já existentes.
  • ERGONOMIA PREVENTIVA: desenho de novos postos de trabalho ou estruturas organizativas.

Conceção e análise do posto de trabalho
Desenho e redesenho de postos de trabalho.
Estudos de manipulação de cargas.
Estudos de movimentos repetitivos.
Estudos de equipamentos dotados de visor (EDV´s).

Psicossociologia Aplicada

A psicossociologia trata de analisar, e de propor soluções para adequar nos trabalhadores os fatores internos na empresa, e os externos do trabalhador para prevenir os riscos de carga psíquica que constantemente abundam. A expressão destas disfunções ocorre em ocasiões com situações de stress, ansiedade, fobias, entre outras, e que podem fazer diminuir as capacidades do trabalhador, no interesse pela empresa, e o desgaste pessoal que produz para o trabalhador.

Preferencialmente estudam-se as caraterísticas pessoais do trabalhador, a suas possibilidades de interação social, as suas habilidades psíquicas e sensoriais, a sua cultura, os seus hábitos, etc., a envolvente laboral, e como influência em determinados casos de trabalho sobrepressão, o isolamento social, a atenção ao público, etc., e segundo os casos, será necessário avaliar os fatores externos à empresa, ambiente familiar, do bairro, amizades, etc. para ter um conhecimento mais profundo dos casos e propor as medidas corretivas mais apropriadas.

– Avaliação psicossocial: estudos específicos relativos a: turnos, stress, carga mental, organização do trabalho, etc.

 

 

Descarregue a apresentação com os nossos serviços de Segurança Laboral

Segurança Laboral