Meio Ambiente

A vigilância do cumprimento do Meio Ambiente

Medições e estudos acústicos

A través do Eurocontrol, con acreditação da ENAC 845/LE1683 Ensaios de acústica (ver Anexo Técnico aqui),  são prestados os seguintes serviços no âmbito da União Europeia:

Isolamento acústico a ruído aéreo de locais: Este tipo de ensaios consistem basicamente em determinar o isolamento existente entre 2 recintos adjacentes, mediante uma série de medições “in situ”. Para isto gera-se um campo sonoro difuso num dos recintos, e são recolhidas amostras do nível de pressão sonora gerado no dito recinto, e do que se recebe no recinto adjacente. Deste modo podemos determinar o isolamento proporcionado por qualquer paramento (que pode ser  um muro intermédio, armado, porta, etc.) Para a realização deste tipo de ensaios, seguem-se as diretrizes especificadas pela norma EN ISO 140-4:1999.

Isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas: Com este ensaio, determina-se o isolamento acústico que proporciona um elemento separador entre um recinto e o exterior (fachadas, cobertas, portões…). De maneira análoga ao ensaio de locais, gera-se um campo sonoro no exterior (o qual incide diretamente sobre a amostra a ensaiar) e realizam-se medições tanto do nível de ruído gerado como o recebido no interior do recinto. Deste modo poderemos determinar o isolamento proporcionado pelo dito paramento. Para a realização deste tipo de ensaios, seguem-se as diretrizes especificadas pela norma EN ISO 140-5:1999.

Isolamento acústico a ruído de impacto: Este tipo de ensaio pretende determinar o nível de isolamento de um recinto, frente ao ruído estrutural (ou de impacto) em vez do isolamento a ruído aéreo. Um mesmo recinto pode proporcionar um ótimo isolamento a ruído aéreo (música, vozes, etc…) e péssimo ou nulo a ruído estrutural (passos, arrastar de móveis, quedas de objetos…). O ensaio consiste na geração de impactos mediante uma máquina normalizada sobre um pavimento e determinar a quantidade de ruído que se gera no outro devido aos impactos gerados. Para a realização deste tipo de ensaios, seguem-se as diretrizes especificadas pela norma EN ISO 140-7:1999.

Medição e Certificação de níveis de ruído e vibrações: Consiste em realizar uma medição dos níveis de ruído e/ou vibrações provocados por qualquer tipo de fonte (atividade, instalação, comportamento, etc.) que possa gerar desconforto tanto no interior de recintos, como no meio ambiente exterior. Os resultados das ditas medições comparam-se com os valores limite estabelecidos pela legislação Aplicável (seja legislação camarária ou nacional) e emite-se um certificado de conformidade ou não conformidade relativamente à legislação que aplique.

 

Determinação do Tempo de Reverberação de recintos: este parâmetro é um dos mais influentes quando queremos  comprovar o conforto acústico de uma sala e define-se como o tempo que demora um som a desaparecer desde que é gerado até que se desvanece entre o som ambiental (de fundo) um recinto fechado. Para a medição deste parâmetro seguem-se as diretrizes especificadas pela norma EN ISO 3382:2008.

 

Determinação de níveis de potência  acústica de fontes de ruído: Isto é um requisito necessário para a marcação CE de máquinas e pode-se determinar mediante a medição dos níveis de pressão acústica emitidos pela dita fonte seguindo umas determinadas condições, as quais estão especificadas na norma EN ISO 3744:2010.

 

Relativamente aos produtos oferecidos pelo departamento de engenharia-consultoria acústica, realizam-se os seguintes tipos de ESTUDOS.

Mapas de ruido: Um mapa de ruído é uma representação gráfica dos níveis de pressão sonora existentes num determinado lugar, em diferentes períodos temporais (geralmente diurno, entardecer e noturno). Estes mapas realizam-se com o objetivo de conhecer a quantidade de população exposta a níveis de ruido potencialmente prejudiciais para a saúde, e com base nele, elaborar um plano de ação de modo a reduzir estes níveis de ruído. Para a realização destes estudos,  contamos com várias licenças de software de simulação CADNAA, um dos mais comuns e aceite para este trabalho.

Estudos preditivos de isolamento acústico: Mediante o uso de software especializado é possível conhecer o nível de isolamento acústico que proporcionam diversas soluções construtivas, sem necessidade de levá-las a cabo fisicamente. Isto é útil na hora de dar cumprimento ao CTE DB-HR (o qual exige uma justificação teórica dos isolamentos com que contará a edificação, para além das comprovações finais mediante ensaios), ou também, quando se tenha de obter a licença de qualquer atividade potencialmente ruidosa, para as quais é solicitado pelas câmaras a inclusão de um projeto acústico onde se justifiquem teoricamente os níveis de isolamento que terá o local que albergue esta atividade para não ocasionar incomodada  para o exterior e para os recintos adjacentes.

Estudos de acondicionamento acústico: naqueles casos em que se trata de recintos nobres (auditórios, teatros, salas de conferência, etc.) o aspeto acústico converte-se em um dos parâmetros mais importantes a tratar neste tipo de projetos. Mediante a utilização de software de simulação acústica, os engenheiros da EUROCONTROL são capazes de determinar o nível acústico de uma sala, mediante parâmetros como o Tempo de Reverberação da sala, a inteligibilidade da palavra, claridade e força acústica, índices ALCONS, RASTI, etc… e de propor soluções no caso de  estes não serem os adequados.