A evolução da tecnologia permitiu obter numa só sonda a incorporação de uma matriz ( array) de cristais permitindo as inspeções Phased Array. Estes cristais são controlados eletronicamente, o que permite configurar-los para simular um intervalo de graus de exploração, para focaliza-los numa área de interesse, ou para mediante um ângulo concreto ampliar a área de exploração. Este sistema permite a representação no ecrã em diversos modos (A-Scan, B-Scan, C-Scan), o que permite ter uma exploração tridimensional da soldadura, facilitando a localização e identificação de defeitos. Acrescentando um codificador ao equipamento é possível a aquisição de registos.
A parte da inspeção de soldaduras convencionais (mais ou menos complexas), e o estudo da corrosão por Phased Array, uma das suas principais aplicações, já que o sistema permite realizar barrimentos de alta precisão onde se avalia áreas completas e não pontos como até aq data. Isto permite, caso seja necessário, realizar mapas de corrosão de uma área completa para ver a sua viabilidade, vida útil remanescente, evolução, etc.
Características
LAs sondas convencionais estão compostos de um só cristal.
- Nas sondas Phased Array, o cristal está cortado em múltiplos elementos. Cada elemento é controlado individualmente.
- As características do feixe gerado consegue-se controlando o número de elementos excitados e o retardar na excitação de cada um deles.
Cada elemento ativo da sonda é um emissor/recetor de impulsos.
- Os impulsos são retardados ou PHASED, para conseguir o ângulo desejado.
- As alterações realizam-se em tempo real e não necessitam manipulação mecânica.
Uma sonda Array pode cobrir o que múltiplas sondas simples controlando eletronicamente elemento por elemento (indexing) ou pode angular e focalizar pelo mesmo método.
Vantagens
- A totalidade da área é coberta com uma só posição da sonda.
- Para cada posição o refletor será calculado em tempo real e mostrado no Setor Scan.