FAQS

23/12/2014

O ruído afeta a saúde?

Nos últimos anos, a exposição prolongada ao ruído tem sido a causa associada a muitos efeitos na nossa saúde, e cada vez mais graves. Desde o mais imediato (e conhecido por todos) como o stress, a falta de descanso, irritabilidade, ansiedade ou falta de concentração… Até aos mais recentes estudos (levados a cabo principalmente pela Organização Mundial da Saúde, os quais fazem uma forte correlação entre a contaminação acústica e as doenças cardiovasculares (como hipertensão e enfarte do miocárdio).

 

Isto ocorre porque o nosso organismo, perante a exposição a níveis superiores a 65 dB gera uma resposta hormonal e nervosa que envolve um aumento temporário da pressão arterial e da frequência cardíaca, vasoconstrição, aumento da viscosidade do sangue e aumento dos níveis de lípidos e eletrólitos no mesmo, todos estes são fatores de risco cardiovascular.

 

Da mesma forma, observou-se que o stress crónico que produz a exposição prolongada ao ruído nas grandes cidades (principalmente pelo tráfego, obras, etc…) pode reduzir as defesas do organismo e torna-lo mais suscetível a vírus e bactérias. Para além disso, como se isto não fosse suficiente, também afeta a nível cognitivo: diminui o rendimento no trabalho e na escola.