O uso das Energias Renováveis constitui, por um lado, um exercício de responsabilidade por parte das empresas e cidadãos para contribuir para o desenvolvimento sustentável, mas também uma poupança na fatura energética derivada da reutilização da energia. Os estudos de viabilidade técnico-económica e as auditorias a fábricas existentes, são as ferramentas que se utilizam para avaliar as instalações, antes e depois da sua implantação.
A análise de fábricas e instalações de Energias Renováveis abarca uma ampla gama de estudos (implementação de medidas de poupança descritas por empresas de serviços energéticos, melhorias propostas como resultado de uma Technical Due Diligence, melhoria ou incorporação de um sistema novo, análise prévia…) que se podem resumir em duas categorias:
Estudos de viabilidade técnico-económica
Os estudos de viabilidade são uma ferramenta útil para analisar possíveis riscos, prever os investimentos que devem realizar-se e conhecer os custos operativos e os períodos de retorno do investimento e da implantação de certos sistemas de energias renováveis que carecem de dados numéricos reais. Podem-se aplicar a instalações de Geotermia, Solar, Eólica e Distribuição.
Auditorias de fábricas existentes
O objetivo das auditorias a instalações já existentes é contabilizar consumos, analisar rendimentos elétricos equivalentes ou geração energética em instalações que utilizam energias renováveis, como instalações de Biomassa, Geotermia, Cogeração, Solar Fotovoltaica, Solar Térmica e Eólica.