Numa sociedade cada vez mais conhecedora da necessidade de empreender ações que diminuam o consumo de energia e as emissões de CO2 em edifícios, existem medidas como as certificações sustentáveis BREEAM® e LEED® e o cálculo da pegada de carbono que, junto com os Estudos de Mobilidade Sustentável, são as ferramentas imprescindíveis para aquelas organizações que queiram beneficiar dos aspetos positivos que supõe: poupança económica, contribuição para o plano de responsabilidade social e corporativa e bem estar dos utilizadores do edifício.
Certificações sustentáveis BREEAM® y LEED®
As certificações sustentáveis de um edifício (construção nova ou existente) garantem que o edifício cumpre com uma série de requisitos orientados para reduzir os custos de funcionamento e melhorar o seu comportamento ambiental, a sua operação e manutenção em espetos como eficiência, Gestão sustentável da água, qualidade do ar, segurança, prevenção, durabilidade, funcionalidade e flexibilidade, assegurando o conforto e bem estra dos seus utilizadores.
As certificações sustentáveis de um edifício levam a uma importante poupança económica, graças à otimização da gestão das instalações diminui o consumo de energia e de água e os custos de manutenção. Por outro lado, incrementa o valor do edifício e reduz a geração de resíduos e gases com efeito de estufa.
BREEAM® e LEED® são os principais sistemas de certificações sustentáveis de edifícios reconhecidos internacionalmente. A Eurocontrol é membro dos grupos Técnicos Consultivos, do LEED® Workforce, do Green Building Council España (GBCe), e é o terceiro membro da BREEAM® España, colaborando com a adaptação do BREEAM® ESPANHA.
A Eurocontrol é uma das primeiras consultoras em Espanha que conta com profissionais acreditados no sistema de LEED® e nos esquemas BREEAM® em Uso, BREEAM® Comercial eBREEAM® Vivenda.
Para mais informações sobre certificações sustentáveis, visite Breeam España y Spain Green Building Council.
Cálculo da pegada de carbono de produto e corporativa
A pegada de carbono é uma ecoetiqueta que se expressa em toneladas de CO2 equivalentes e determina as emissões de todos os gases com efeito de estufa associados a organizações, eventos ou atividades ou ao ciclo de vida de um produto, com o objetivo de determinar a sua contribuição para as alterações climáticas.
A verificação da pegada de carbono segundo a ISO 14067 permite às organizações identificar oportunidades de redução de emissões, consumo de energia e outras matérias-primas.
Estudos de Mobilidade Sustentável
Os estudos de Mobilidade Sustentável são planos de transporte e de mobilidade urbana, destinados às administrações ou a empresas que dispõe de um plano de responsabilidade corporativa e normalmente descrevem os seguintes sistemas:
- Sistema de transportes para a população que melhore a sua qualidade de vida e favoreça a inclusão social.
- Sistema de transportes para o sistema económico, para Melhorar a sua competitividade e favorecer o seu desenvolvimento.
- Sistema de transporte de impacto reduzido para minimizar o Consumo de energia e permitir a Redução de emissões de gases com efeito de estufa.