O que é
A Technical Due Diligence é um processo de investigação que permite conhecer o estado geral d e um imóvel, com o objetivo de minimizar ou delimitar os riscos nas transações imobiliárias mediante a análise de múltiplos aspetos: situação jurídico-administrativa e cumprimento de normativas, valorização técnica do estado do edifício e das suas instalações e estimação de custos.
A Technical Due Diligence pode complementar-se com estudos adicionais que proporcionam um avisão mais precisa e abrangente do estado do imóvel.
A quem se dirige
- Potenciais compradores, para avaliar o risco do seu investimento.
- Vendedores, para criar valor acrescentado à sua venda.
- Atuais proprietários, para conhecer o estado atual do seu imóvel e a quantificação de possíveis reformas.
Que benefícios trás
- Comprovar se o imóvel cumpre com a normativa de aplicação.
- Conhecer a condição técnica e a conceção da propriedade.
- Identificar as deficiências do edifício.
- Estabelecer a idoneidade do imóvel para o uso desejado.
- Estimar os custos presentes e futuros nos quais a propriedade poderá incorrer para a sua correta manutenção.
- Proporcionar uma sólida base para negociar o preço e localizar os riscos.
Como se realiza
Partindo de um estudo exaustivo da documentação disponível do edifício e da normativa que lhe aplique, em cada caso concreto – licenças, projetos aprovados por organismo competente, legalização de instalações, situação da propriedade em relação ao planeamento vigente, catalogação, limitações no caso de realizar obras potenciais – e de uma inspeção visual da propriedade, o resultado da investigação traduz-se num relatório no qual se detalham as deficiências detetadas, se recomendam possíveis soluções e se realiza uma estimação de custos associados a estas deficiências.
EUROCONTROL conta com uma equipa multidisciplinar de especialistas em cada uma das áreas implicadas na Techical Due Diliegence. A nossa experiência e competência técnica permite-nos oferecer um serviço personalizado, que responde as necessidades específicas do cliente e se apoia numa metodologia de trabalho adaptada a cada caso concreto.
Que aspetos se analisam
Documentação
Análise da documentação de que dispõe o imóvel.
Estrutura
Análise da capacidade de carga da estrutura e sua estabilidade: inspeção de envolvente, sistema estrutural, envolvente e exterior do edifício, compartimentação interior e acabamentos, salubridade e habitabilidade.
Instalações
Análise do estado e das operações de manutenção das seguintes instalações. Analise das Instalações:
- Elétricas: alta e baixa tensão, proteção contra incêndios
- Mecânicas: climatização, pichelaria e saneamento, equipamentos de elevação, combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, energias renováveis, etc.
- ICT: telecomunicações, domótica, inmótica, segurança